Inaugurado no final de 2022 por Steven Bugg, CEO da Great Lakes Credit Union; Tim Williams, CEO da Sno Falls Credit Union; e Chris Doner, CEO da Access Softek, o CU Relief Fund for Ukraine™ (CU Relief) está agora impactando positivamente a vida das pessoas afetadas pelo conflito contínuo na Ucrânia. Através da união de recursos e experiência de cooperativas de crédito nos Estados Unidos, a organização tem fornecido financiamento e apoio para diversas iniciativas:
O programa UCAG, focado na reabilitação dos filhos dos heróis caídos;
A iniciativa ESPERANÇA, que oferece próteses biônicas para os ucranianos;
A plataforma GPNow, que disponibiliza telessaúde e atendimento virtual para os mais vulneráveis.
Steve Bugg, CEO da Great Lakes Credit Union, destacou:
"As cooperativas de crédito nos Estados Unidos podem ser uma força incrível para o bem quando se unem em prol de uma causa importante como a ajuda à Ucrânia. Escolhemos cuidadosamenteessas causas para apoiar, dada a grande necessidade e a escassez de recursos."
A organização continua buscando novos parceiros entre as cooperativas de crédito, facilitando sua participação. As cooperativas de crédito nos EUA têm a oportunidade de lançar programas de arrecadação de fundos entre seus membros ou colaborar como consultores e parceiros das cooperativas de crédito ucranianas.
Yevhenii Vasilchenko, residente de Kiev e diretor administrativo da CU Relief, declarou:
"A Ucrânia valoriza profundamente o generoso apoio que estamos recebendo dos Estados Unidos. A missão do CU Relief Fund for Ukraine é tornar simples para as cooperativas de crédito americanas permitirem que seus membros contribuam para ajudar a Ucrânia. Posso testemunhar pessoalmente a importância do apoio dos EUA para a Ucrânia e o impacto significativo que tem em nossos esforços de defesa."
O CEO da maior cooperativa de crédito da Ucrânia ressaltou:
"A guerra trouxe enormes desafios para os ucranianos, e valorizamos imensamente qualquer ajuda das cooperativas de crédito americanas neste momento de grande necessidade."