Há pouco mais de um ano, o mundo recebeu a notícia de que a Rússia iniciaria, segundo palavras de seu presidente, Vladimir Putin, uma operação militar especial contra a Ucrânia, dando partida a um confronto bélico de grandes proporções no Leste da Europa, com dramáticas consequências.
Naquele dia, em 24 de fevereiro de 2022, a Rússia começou a bombardear as principais cidades ucranianas, incluindo Kyiv e Kharkiv. Como reação, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky ordenou uma mobilização militar geral das Forças Armadas de seu país, com o objetivo de impedir a tomada de seu território.
Desde então, as tropas russas avançaram pelo norte, leste e sul em direção a diversas cidades, ao passo em que a resistência ucraniana demonstrava uma grande capacidade de frear o ímpeto de Putin. Enquanto isso, a União Europeia e os Estados Unidos impuseram sanções contra a Rússia, visando à desestabilização dos setores financeiro, energético e de transporte do país.
Para refletirmos como esse cenário de um ano de guerra se conecta à governança corporativa, neste episódio, Fernando Damasceno, coordenador de conteúdo do IBGC, conversa com Bruno Varella Miranda, professor no Insper.

As opiniões expressas não refletem necessariamente as do IBGC. Este episódio foi gravado via internet em home office.
Fonte: Instituto Brasileiro de Governança Corportativa